sexta-feira, 15 de agosto de 2008


Nome comum: Axolotl, axolote ou axolotle


Nome científico: Ambystoma mexicanum


Família: Ambystomidae

Tamanho: Em seu ambiente natural, chegam a medir entre 20 e 30 cm, em cativeiro gira em torno de 18 cm.

Longevidade: 25 anos em cativeiro.


Distribuição geográfica: Lagos do México central, como o lago Xoximilco (próximo a cidade do México), situados em altitudes elevadas.


Hábitos: Possuem hábitos tanto noturnos quanto diurnos, eles ficam ativos 24 horas.


Aquário: Aquário que pode ser de vidro ou acrílico com capacidade de 40 litros é suficiente para abrigar 3 axolotls adultos. É necessário que o aquário fique fechado para evitar que os animais saltem para fora. Deve-se ficar atento à superpopulação, que provoca o surgimento do canibalismo. Como decoração pode-se usar plantas aquáticas como elódeas, cabombas, etc, elas ajudam a manter os axolotls em atividade, além de servir para ocultar os ovos e as larvas. O fundo do aquário deve ser forrado com pedras que são utilizadas pelos machos para expelir e ocultar os espermatóforos (células sexuais masculinas).


Iluminação: Pode se usar qualquer lâmpada que não altere a temperatura da água como as lâmpadas fluorescentes, e as do tipo grolux para aquários somente para manter as plantas, não use lâmpadas incandescentes, pois elas aquecem a água e eles não gostam pois eles gostam de baixas temperaturas.


Temperatura: de 14° a 18°C esta é a temperatura ideal para a cruza , mas eles toleram temperaturas até 25°C, o ideal para eles é em torno dos 20ºC. Dispense os aquecedores então !!!! Uma temperatura inferior aquela que os animais estão acostumados auxiliam na reprodução e no desenvolvimento das larvas. No verão a temperatura não pode ficar abaixo de 10°C.

Água: O pH da água tem que ser de neutro para alcalino( 7.0 e 7.4) e nunca ácido, pois primeiramente eles param de se alimentar e aparecem umas manchas brancas semelhantes a fungos nos animais quando o pH acidifica, se caso isto aconteça, troque a água imediatamente e com a água nova o pH é alcalino e as manchas somem por causa do auto poder de regeneração dos axolotls. A água deve ser tratada com anticloro e mantida sob filtração constante. Para que o pH fique sempre alto coloque pedras calcáreas na parte aquática como dolomitas, mármores etc, pois estas pedras deixam o pH alcalino e ajudam a não cair o pH. Não use galhos e troncos na parte aquática por causa que estes materiais acidificam o pH da água e estas salamandras não toleram pH ácido.


Alimentação: Vermes aquáticos, minhocas, larvas de todos os tipos, tubifex, artêmia salina, peixes vivos e pedaços de peixes, carnes, insetos, lesmas etc.., além de ração de répteis (reptomin) Gammarus, etc. Apesar de bastante vorazes, deve-se retirar o alimento não consumido para não contaminar a água. Como os axolotls exibem hábitos diurnos e noturnos, podem ser alimentados em qualquer hora, organizando-se uma rotina no aquário.
Reprodução: Mantidas as condições adequadas do ambiente (água, alimentação e baixas temperaturas), os axolotls reproduzem-se com uma facilidade notável, durante o ano inteiro. Jogos sexuais são comuns entre os jovens, mas a plenitude sexual só é atingida na fase adulta. A fecundação é interna; encerrada a corte, o macho elimina depósitos de espermatóforos que ficam presos às pedras do piso, em seguida, a fêmea prende esses depósitos em sua cloaca. A postura é feita 24 horas após a fecundação, a fêmea põe até 500 ovos, prendendo-os a plantas. Os girinos são visíveis sob a membrana dos ovos.


Dimorfismo sexuais: Os machos apresentam inchaço nas glândulas situadas próximo à cloaca. Na fêmea a região torácica é maior.


Metamorfose: Como todos os demais anfíbios, os axolotls passam pelas fases do ovo, girino, jovem imaturo (entre 18 e 24 meses de vida) e adulto (entre 2 e 3 anos). Apesar disso, mantêm a aparência de girinos durante toda a sua vida, dificilmente se transformando-se em salamandras. Os motivos de eles não se transformarem ainda não foram descobertos e comprovados cientificamente, mas acredita-se em duas hipóteses:


Uma que é por causa das baixas temperaturas em que eles vivem, em lagos frios ou até mesmo gelados e em altitudes elevadas este é um fator, outro é por causa de sua alimentação, que por causa do local em que vivem seus alimentos são pobres em Iodo e a água também e isto impossibilita a sua metamorfose, acredita-se que se mudar eles de ambiente eles se transformam em salamandras, pois uma vez foram levados alguns exemplares para o Zoológico de Paris e lá eles se transformaram em salamandras.


Informações adicionais..

.
Axolotl é um nome asteca, dados pelos índios centro-americanos para esses animais. Numa tradução aproximada significa monstro d’ água, em função de sua extrema voracidade. Ao contrário do que ocorre com seus parentes próximos, como sapos e rãs, que passam a viver na terra quando deixam as formas larvais, os axolotls permanecem na água por toda a vida. São da mesma família e mesmo gênero da salamandra tigre (Ambystoma tigrinum) um de seus parentes mais próximos.


A predação é a função natural dos axolotls; assim eles evitam a superpopulação dos lagos em que vivem. Entretanto a espécie encontra-se em risco de ser extinta, por causa da introdução de animais que se alimentam desses animais (como as trutas), da drenagem dos lagos, da contaminação por poluentes e da exploração comercial. Acredita-se que não existam mais exemplares selvagens, mas ainda não foi comprovado. Mas a facilidade de reprodução atua para garantir a preservação da espécie, ainda que em cativeiro.


Em tempos: A maior fazenda de criação de axolotls é no Chile, por causa das baixas temperatura do país a reprodução é muito bem favorecida. No Chile são criados os animais que são exportados para o mundo inteiro !!!!


Criados a mais de 100 anos em cativeiro, quando foram levados para a Europa para experimentos científicos, a principal característica que atrai os criadores é a facilidade de reprodução que exibem. Graças à sua forma larval, os axolotls já foram um curioso enigma para os pesquisadores, até a constatação de que são anfíbios neotênicos, isto é mantêm as formas juvenis mesmo durante a idade adulta.


Em ambiente natural, é comum a ocorrência de albinismo (ausência de melanina, fator que determina o desenvolvimento de animais incolores); com a cruza de espécies albinos e leucísticos, criadores vêm obtendo grande variedade de cores, desde marrom-escuro até animais manchados. Esses experimentos produziram também albinos verdadeiros, totalmente brancos, com os olhos cor-de-rosa.


Como são consumidores bastantes agressivos, deve-se prestar muita atenção para não superlotar o aquário, o que, via de regra provoca canibalismo entre os animais.


Os axolotls exibem espantosa capacidade de regeneração, renovando cauda e membros em poucos dias. A sua constituição simples também os mantêm imunizados contra infecções, em condições adequadas. Na criação, deve-se controlar os níveis de amônia e de nitritos, que podem deteriorar as guelras e nadadeiras e provocar descoloração e perda de apetite. Isso pode ser feito com filtração constante e troca periódica de parte da água, que deve ser tratada com anticloro. O desenvolvimento de colônias de bactérias e fungos no aquário também coloca em risco a vida dos animais. Bactericidas podem ser usados, mas para evitar descoloração e escamação de pele, a dosagem usual para peixes de aquário deve ser reduzida à metade.


O acasalamento destes animais ocorre em qualquer época do ano, especialmente no final do inverno. Iniciando a corte, o macho aproxima-se com focinhadas no corpo da fêmea. Em seguida, o casal inicia uma dança em que se cutucam mutuamente (isso favorece a produção de espermatóforos e óvulos). Então, o macho se afasta, para depositar as bolsas gelatinosas de esperma, que ficam presas nas pedras do fundo do aquário. A fêmea as agarra com a cloaca e fertiliza os ovos internamente.


A redução abrupta da temperatura da água favorece o acasalamento. Para facilitar o cruzamento, convém baixar a temperatura da água durante os meses de inverno, para cerca de 9°C. o macho deve ser separado durante duas a quatro semanas; reintroduzido no aquário, os ovos fertilizados surgirão em 24 horas.


Uma fêmea é capaz de depositar ate 500 ovos por postura, presos em cordões gelatinosos de 7 a 10 cm; é importante separá-los dos adultos, para que não sejam devorados. Com a eclosão dos ovos, a taxa demográfica tende a decrescer rapidamente, por que os girinos também praticam canibalismo, em função de espaço e alimentação insuficientes. Os filhotes devem ser alimentados diariamente com larvas de artêmia (náuplios), até atingirem cerca de 4 cm; nessa idade, podem passar a receber pedaços de peixe, como ração principal. Para garantir a sobrevivência de boa parte dos girinos, a água do aquário não deve ser filtrada; por isso, deve ser trocada freqüentemente, para eliminar os restos de animais devorados, prevenindo contaminações.
Na limpeza dos aquários, recomenda-se o uso de solução de uma colher de chá de sal de cozinhe duas de bicarbonato de sódio para 1 litro de água, que removem todos os depósitos de limo. Os detergentes domésticos nunca devem ser usados, porque são nocivos à saúde dos axolotls.

48 comentários:

dinossauro rei disse...

puxa adoro esse peixe vou comprar um desse pra min , esse blog é muito legal

Rodrigo S. disse...

oi pedro!esse peixe realmente e lindo não e? na verdade ele e um anfibio ,parente da rã albina ,obrigado por gostar do nosso blog ,nos agradecemos isso ,volte sempre ,nos agradecemos sua visita!

rodrigo s brito
gabriel a paiva
pedro a paiva vandré

presidentes animals love pets

Luiza Justus disse...

Oi, tudo bom? Estou procurando um axolotl para comprar em são paulo, mas não estou conseguindo achar! Será que vocês sabem onde eu posso achar um axolotl para comprar???

Gostei muito do blog, obrigada pelas informações!

Lu

Pop disse...

exelente post!!!! mas.. onde encontrar para comprar??????

se souber , por favor entre em contato!! ( ricardosouto@live.com)

Pop disse...

exelente post!!!! mas.. onde encontrar para comprar??????

se souber , por favor entre em contato!! ( ricardosouto@live.com)

gato preto disse...

cara onde eu acho esse peixes pra venda?
gostei desse blog.
até mais.

Unknown disse...

Maravilhosas as informações sobre este simpático "peixe-salamandra". Obrigada e parabéns pelo blog!

ericfioratte disse...

Putz , valew mesmo as informações, eu tenho uma femea, e ela tá com as guélras caindo mesmo, bom saber que regenera..estou tratando com bactericidas e trocando a água de 3 em 3 dias.. tomara que ela volte a comer logo, e fique beem! abraçoss
Eric.

Paulão disse...

faz anos que procuro para comprar, mas nunca achei...se alguéam souber quem tem, por favor me avise! Mesmo que não seja em SP...se for preciso, eu busco em outra cidade. paraff@uol.com.br

Valeu!!!

Samuel Anselmet disse...

O axolote NÃO é um peixe, nem muitos menos peixe salamandra (que nem existe). Ele é um ANFÍBIO da família dos ambistomátidos. Vivem próximos à Cidade do México em lagos.
O Maior criadouro é no Chile, que EXPORTA para outros países, como BRASIIIIL! BANDO DE BESTA QUE NÃO ACHA PRA COMPRAR, EU JÁ TENHO UM EM CASA E ELE É ALBINO (MUITO MAIS RARO)!VOLTA PARA O JARDIM DE INFÂNCIA. SEM CULTURA, BANDO DE ANALFABETO QUE NÃO SABE LER O TEXTO QUE ESTÁ NA SUA CARA. ππππππππππππ(LETRA GREGA PI)SÓ PODIA SER PAULISTA MESMO!
Para finalizar, não são peixes, são anfíbios urodelos. Agradecemos sua compreensão e paciência. Até o próximo esculacho de Cornélio, o Sábio.

Unknown disse...

gostei das informações e gostaria de saber se tem algum local licenciado para que possa comprar? se possível gostaria q me enviem o endereço da loja ou do criador. obrigado!

jokerr13 disse...

ola amigo gostaria de comprar um axolotl alguem sabe onde vende em sao paulo

jokerr13 disse...

ola alguem saberia onde comprar um axolotl em sao paulo por favor me envie no email thiagomourao13@gmail.com

Yagorn disse...

Boa tarde, tenho duas fêmeas, uma esta com fungos e gostaria de ajuda sobre oq fazer, ja estou trocando a água e tudo mais, gostaria de saber se alguém tem um macho para trocar ou se sabe onde vender, gostaria de faze-las dar cria, entrar em contato com yagombrant@gmail.com ou no número 11 993736326

Aquario em Foco disse...

Parabéns pelas informações, adquiri um axoloty recentemente, estou muito satisfeito. Animal muito curioso, e de boa interação com o dono.

Unknown disse...

Queria sabe aonde encontro axalote para vender. Moro em Pernambuco

Unknown disse...

Queria sabe aonde encontro axalote. Moro em Pernambuco

Unknown disse...

Bom dia a todos! Alguém pode me dar alguma informação onde posso comprar um Axoloti.

Unknown disse...

Estou à procura de um axolote, alguém tenha a piedade e me dá?

PSP disse...

Eu tenho 200 reais axolotl baby
Missionarioerico@gmail.com

PSP disse...

Tenho Filhotes de Axolotl Mexicanium para criaçao.
AAlbino e Selvagem
Entrego no metro linha azul de Sao Paulo.
Valores pelo whatsapp
Whatdap 11976381827

PSP disse...

Me chama no whatsap
11 976381827

PSP disse...

Ainda tem os axolotls?

PSP disse...

Me chama no whatsap 11 976381827

PSP disse...

Kkkk dar e comolicado menima rs. Eu vendo.
Whatsap 11 976381827

PSP disse...

Caso ainda queira entre em contato 11 976381827

PSP disse...

Eu tenho 11 976381827 whatsap

Unknown disse...

Eu gostaria de comprar um axolotl, se alguém estiver vendendo em SP ou entregue em SP por favor me mande um email ou uma mensagem no Whatsapp.
Email: arthurfrasson@hotmail.com
Whatsapp: 11964500052

Rodrigo disse...

Bom dia
tenho interesse, não consigo contato no telefone indicado por você. Poderia me retornar
11 975082649 ou rodrigo@stal esquadrias. com.br

Rodrigo disse...

tenho interesse
seu telefone não atende
11 975082649

Unknown disse...

Gente, estou interessada
Se ainda estiverem vendendo, gostaria de saber onde os encontro

Unknown disse...

Olá gostaria de obter uma axolotl albina mas não acho em lugar nenhum, help. Moro em São Paulo, em Itaquera especificamente

Unknown disse...

WhatsApp 11994473536

onizuka disse...

Ola gostaria de saber se alguem aki conseguiu comprar um axolotl
tem um acara ai em cima q postou q tinha mais acho q nao era verdade pq todos reclamam q nao conseguiu entrar em contato com ele
se alguem realmente tiver pra venda chama no whats 11958229298 por favor grato !!!!

Unknown disse...

Se alguem vende ou sabe quem vende por favor entre em contato barberbruno27@gmail.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Axolots não são peixes..!!!
São anfíbios

Unknown disse...

Os axolots já nascem com o sexo definido ou depende do ambiente, alimentação,temperatura etc..???

Unknown disse...

Oi, você ainda tem pra vender? Quais cores?

→' £мєяรσи Bıttєncoυrt ≠ disse...

Olá? Gostaria de saber onde vende, queria muito comprar. Tenho um aquário de 200l com apenas 5 Peixes, não pretendo comprar mais, justamente por querer comprar um-Axolotl, qualquer coisa chamar no WhatsApp 11982946518

jokerr13 disse...

Olá Emerson tinha um conhecido meu que vendia mais não trabalha mais com axolot porém você não pode criar axolote com peixes, e vc precisa comprar um chiller para manter a temperatura da água em torno de 16 a 18 graus Boa sorte na procura

otaku mito disse...

Alguém tem algum pra vender em PE? Me contacte Alvocity@outlook.com

Unknown disse...

Alguém tem um pra vender? Sou do RS
Me chama no Whats 51997714172

Unknown disse...

Baoa tarde ainda tem pra vender ...gostaria d uma ... como posso entrar em contato esse numero ninguem atende

Anônimo disse...

Sabe como posso adquirir? ?

Unknown disse...

Alguém tem um pra vender? Sou Salvador me chama no whats 71988052171

Trabalhos Acadêmicos disse...

Procuro para comprar, caso alguém tenha 11 944901127

Unknown disse...

Quero comprar um axolote que entregue aqui em Curitiba