domingo, 3 de agosto de 2008

jabuti


jabuti



JabutiCom aparência pitoresca e estilo vagaroso, estes contemporâneos dos dinossauros despertam o fascínio de verdadeiras multidões entre os diversos répteis adotados como bichos de estimação, eles estão entre os mais populares. São os jabutis, espécies terrestres da enorme "família" dos Quelônios, aquela que reúne também as tartarugas aquáticas e semi-aquáticas (veja quadro Diferenças entre eles). Unidos os representantes de terra com os de água, a turma da carapaça ganha a liderança absoluta do chamado segmento herp, que congrega répteis e anfíbios como pets.
No maior centro mundial de criação de animais de estimação - os Estados Unidos -, o resultado da última pesquisa realizada pela American Pet Products Manufacturers Association detalha os dados: jabutis e tartarugas são os mascotes de 40% de todos os proprietários norte-americanos de répteis e anfíbios, percentual esse não atingido por nenhuma outra espécie e que soma o fabuloso número de 1.084.000.
O sucesso de jabutis e tartarugas como bichos de estimação gera, ao redor deles, um hobby dos mais estruturados. No mundo todo, há dezenas de entidades que congregam donos, criadores e demais entusiastas. Ainda que a grande maioria delas se dedique tanto a Jabutis como a tartarugas, a maior de todas - a Tortoise Trust International - dedica-se quase exclusivamente aos jabutis. Sediada na Inglaterra, foi fundada há 14 anos e tem cerca de 4 mil filiados, espalhados por mais de 30 países.
"Nosso objetivo é reunir aqueles que gostam de jabutis e fornecer informações e assessoria sobre cuidados e saúde dos bichos", informa a co-diretora da entidade, Jill Martin. "Publicamos livros, temos uma revista trimestral, organizamos cursos, palestras e também já lançamos um site bastante interativo", comenta ela.
Outra entidade que merece destaque é a The New York Turtle and Tortoise Society, uma das mais representativas dos EUA. Com 30 anos de existência, possui cerca de 2.500 associados em 49 dos 50 Estados norte-americanos.
"O número de pessoas que possui jabutis tem aumentado muito e é gratificante observar o interesse dessas pessoas em se informar a respeito das necessidades de seus bichos para tratá-los da melhor maneira possível", comenta um dos diretores da sociedade, Allen Salzberg. "Só para dar uma idéia, pelo menos 75% de nossos sócios são proprietários particulares e somente o restante é composto por criadores", estima ele.
Como em todos os grandes hobbies ligados aos animais de estimação, as entidades também organizam exposições de beleza. "O primeiro critério a ser avaliado quando se julga um jabuti é sua condição de saúde", explica o diretor da Tortoise Trust USA, Darrell Senneke. "Verificamos se o tamanho do exemplar está compatível com a sua idade e se sua coloração está tipicamente definida", resume.
No Brasil
Causas do Sucesso
Diferença entre eles
Como manter e reproduzir
Para Saber mais
Os muitos Jabutis
Fotos: Fernando Torres de Andrade
Prop.: Parque Zoológico de São Paulo
Horizontal Rule

Nenhum comentário: