quinta-feira, 31 de julho de 2008

Mudskipper Atlântico



Nome Popular: Mudskipper Atlântico

Nome Científico: Periophthalmus barbarus
Família: Gobídeos

Habitat: Encontrado principalmente na África Ocidental: desde Senegal até Angola, embora também encontrados em parte da África Oriental como Kenia. Encontrado ainda em estuários e mangues do Mar Vermelho, Austrália, Índia e todo sudeste asiático.
pH: 7.5 a 8.5

Temperatura: 25º a 30ºC

Dureza: 10-25 dH

Tamanho Máximo: 25cm

Sociabilidade: Sozinho ou Grupo

Agressividade: Agressivo ( come peixes )

Manutenção: Difícil

Aquário Mínimo: 150L

Alimentação:

Onívoro. Insetos como grilos e outros; mosca de frutas; artêmia viva; pedaços de camarão; pequenos peixes. Raramente aceitam rações.

Características:

Espécie recomendado a aquaristas com larga experiência, devido sua exigência alimentar e fragilidade. Eles respiram através de vasos sanguíneos localizados na parede mucosa da boca e faringe. Suas brânquias devem permanecer sempre úmidas. Deve ser mantido em água salobra com salinidade entre 1010 e 1015.A musculatura de sua nadadeira peitoral é bastante potente permitindo que escale troncos e raízes facilmente. Na parte inferior tem par de nadadeiras pélvicas que unidas atuam como uma ventosa permitindo que fixe em superfícies sólidas. Possui olhos saltados e móveis, adaptado para enxergar fora d´água permitindo ver em todas direções, inclusive a parte de trás. O aquário para manter esta espécie deverá possuir uma parte com água e outra seca com raízes de troncos. Deixe o aquário bem tampado, freqüentemente podem ser avistados "passeando" pela casa. É extremamente agressivo com seres da mesma espécie, sendo recomendado criá-lo sozinho ou em grupo de 5 ou mais, desde que o aquário comporte.

Reprodução:

Não conseguida em cativeiro. Sabe-se que em habitat natural, escavam pequenos buracos na areia entre folhas, onde realizam a postura dos ovos.

Um comentário:

HORIZONTE VIDEO disse...

Muito legal a idéia desse site. O mundo animal é fascinante e a gente sempre pode aprender muito com quem se interessa pelo assunto. Sucesso!